PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES


Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.

O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de idéias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.


Faculdade de Educação
Coordenadora: Theresinha Guimarães Miranda
Público alvo: Docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação,
pesquisadores, e profissionais.

Carga horária: 20 horas
Realização: Período: 30 de outubro a 01 de novembro de 2011
Horário: 08:00 às 17:00h
Local: Centro de Convenções da Bahia


Objetivo Geral
Socializar o conhecimento por meio da produção, disseminação e publicação de
experiências e pesquisas sobre a questão da "inclusão / exclusão" das pessoas com
deficiência; discutir questões epistemológicas, conceituais, a abordagem política,
cultural e ética de práticas pedagógicas: O quê? Como? Onde? Quando? Por que?;
documentar, analisar e socializar as práticas cotidianas, institucionais, formais e
informais de Apoio Educacional Especializado; analisar questões teórico-práticas das
políticas educativas e práticas na formação de professores, numa perspectiva
inclusiva; divulgar experiências sobre processos de inclusão: escola, família,
comunidade, redes de apoio, arte, desporto e trabalho.



Maiores informações em http://www.3cbei.ufba.br/

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