PROPOSTA DO BLOG :
segunda-feira, 29 de agosto de 2011
VISITA À SRM DO PARAÍSO
domingo, 21 de agosto de 2011
A EXPERIÊNCIA DE MATHEUS, UM ALUNO AUTISTA.
Não tive ainda a oportunidade de trabalhar com alunos autistas. Entretanto, sei a importância de estudar mais a respeito desses , adquirindo conhecimentos capazes de ajudar na experiência concreta que posso vir a ter.
Analisando o vídeo, percebe-se logo de início a angústia dos profissionais em educação, os quais ainda não estão preparados para lidar com alunos especiais. Entretanto, esses educadores, mostram que embora a formação na área ainda seja bastante restrita, a informação está cada dia mais acessível e que a verdadeira "escola" é o convívio e a vontade de fazer a diferença.
Sem dúvidas, não apenas o professor, mas todos os segmentos da escola precisam se preparar para ver acontecer superações e descobertas surpreendentes feito as de Matheus, o garoto do vídeo! Além disso ,é fundamental firmar parcerias com a família e a sociedade.
Não percamos de vista as inúmeras possibilidades e potencialidades que como humanos, todos temos! Percebamos as limitações, mas usemos para superar barreiras, ultrapassar limites!
sexta-feira, 19 de agosto de 2011
O JOGO E O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
FEITO POR NÓS:
terça-feira, 16 de agosto de 2011
DIFERENÇA ENTRE SURDOCEGUEIRA E DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
Deficiência múltipla é quando uma pessoa apresenta mais de uma deficiência, “é uma condição heterogênea que identifica diferentes grupos de pessoas, revelando associações diversas que afetam, mais ou menos intensamente, o funcionamento individual e o relacionamento social” (fascículo DMU). As pessoas com deficiência múltipla apresentam características específicas, individuais, singulares e não apresentam necessariamente os mesmos tipos de deficiência, podem apresentar cegueira e deficiência mental; deficiência auditiva e deficiência mental; deficiência auditiva e autismo e outros.
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Campus da UNEB em Serrinha oferece 45 vagas para curso de extensão gratuito em braile . Inscrições abertas até próximo dia 19
A iniciativa é oferecida gratuitamente em uma parceria com a prefeitura municipal e com o Centro de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (Capene) da cidade.
Os interessados podem se inscrever presencialmente no Núcleo de Pesquisa e Extensão (Nupe) do DEDC ou na sede do Capene. Há ainda a opção de realizar inscrições pela internet. A solicitação deve ser encaminhada para o e-mail nupecampus11@hotmail.com ou mjesus@uneb.br.
Estão sendo disponibilizadas 15 vagas por turma, oferecidas nos turnos matutino, vespertino e noturno. As aulas iniciam no dia 22 de agosto, com carga total de 40 horas.
Professora da UNEB responsável pela coordenação do curso, a pedagoga Márcia Raimunda de Jesus é especialista em educação especial e atendimento educacional especializado.
Mais informações no site www.uneb.br.
domingo, 14 de agosto de 2011
LEMBRANCINHA DA NOSSA SRM AOS PAIS DOS ALUNOS:
terça-feira, 9 de agosto de 2011
Cursos na Área de Educação Inclusiva
Curso de Adaptação de material e escrita cursiva
Carga horária: 20 horas
Período: 08 a 12 de agosto de 2011
Público: professores.
Curso de Sistema Braille
Carga horária: 40 horas
Período: 12 a 16 de setembro de 2011
Público: professores, estudantes de graduação e comunidade (familiares, amigos, dentre outros).
Curso de Orientação e Mobilidade
Carga horária: 20 horas
Período: 03 a 07 de outubro de 2011
Público: estudantes de graduação e comunidade (familiares, amigos, dentre outros).
Curso de abordagens sócio-educacionais da deficiência
Carga horária: 20 horas
Período: 24 a 28 de outubro de 2011
Público: professores e estudantes de graduação.
As inscrições estarão abertas quinze dias antes do início de cada curso. Informações e inscrições pelo telefone (71)33224133 ou 33213014.
segunda-feira, 8 de agosto de 2011
PARA REFLETIR:
"As crianças não têm ideias religiosas, mas têm experiências místicas. Experiência mística não é ver seres de um outro mundo. É ver este mundo iluminado pela beleza..."
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC BRASIL 2011
UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro • Rio de Janeiro • RJ • Brasil
É com grande satisfação que o grupo brasileiro de participantes da ISAAC está organizando o IV Congresso Brasileiro de Comunicação Alternativa - ISAAC BRASIL 2011, que acontecerá nas dependências da UERJ no Rio de Janeiro, RJ, nos dias 31 de agosto, 1 e 2 de setembro de 2011 (4ª a 6ª feira).
Com o tema Compartilhando Experiências, pretendemos oferecer a oportunidade de troca entre pesquisadores, profissionais, usuários, familiares e acadêmicos das diversas áreas envolvidas na Comunicação Alternativa e Ampliada ou Suplementar - CAA / CA.
isaacbrasil2011@isaac.org.br
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
Seminário Internacional de Acessibilidade
Um tema bastante comentado atualmente, a acessibilidade, será discutido em um Seminário Internacional nos dias 3 e 4 de agosto. O encontro será no Recanto Park Hotel, em Foz do Iguaçu.
Dentre as questões a serem discutidos acerca do tema principal, estão: políticas públicas do governo federal para as pessoas com deficiência; acessibilidade em locais e edificações de interesse turístico; desenho inclusivo: urbanismo, turismo e lazer; entre outras.
As inscrições para o “Seminário Internacional de Acessibilidade – Uma responsabilidade Profissional” são gratuitas e já estão abertas pelo site: www.creaweb.crea-pr.org.br/webtemp/cnp_partic/seminario_acessibilidade.aspx.
terça-feira, 2 de agosto de 2011
FEITO NA NOSSA SRM: Higiene bucal em pauta
Com uso de linguagem e recursos apropriados, foi possível fazer com que os alunos entendessem a importância de fazer a higiene bucal, a qual requer muita paciência e dedicação dos pais e cuidadores. Além disso, os alunos se tornam agentes multiplicadores, espalhando para a família e para os amigos a importância da boa escovação e como fazer a higiene bucal correta.
Assistimos ao vídeo "Missão: Saúde Bucal" ( http://www.youtube.com/watch?v=YOMaEHyiy_g ), foi dada uma aula expositiva participada utilizando cartazes e desenvolvemos tarefinhas que reforçaram o que foi aprendido.
1. Assistindo ao vídeo
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA: PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES
Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.
O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de idéias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.
Coordenadora: Theresinha Guimarães Miranda
Público alvo: Docentes, estudantes de graduação e de pós-graduação,
pesquisadores, e profissionais.
Carga horária: 20 horas
Realização: Período: 30 de outubro a 01 de novembro de 2011
Horário: 08:00 às 17:00h
Local: Centro de Convenções da Bahia
Objetivo Geral
Socializar o conhecimento por meio da produção, disseminação e publicação de
experiências e pesquisas sobre a questão da "inclusão / exclusão" das pessoas com
deficiência; discutir questões epistemológicas, conceituais, a abordagem política,
cultural e ética de práticas pedagógicas: O quê? Como? Onde? Quando? Por que?;
documentar, analisar e socializar as práticas cotidianas, institucionais, formais e
informais de Apoio Educacional Especializado; analisar questões teórico-práticas das
políticas educativas e práticas na formação de professores, numa perspectiva
inclusiva; divulgar experiências sobre processos de inclusão: escola, família,
comunidade, redes de apoio, arte, desporto e trabalho.
Maiores informações em http://www.3cbei.ufba.br/