PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quarta-feira, 29 de junho de 2011

O que é a comunicação alternativa?

A área da tecnologia assistiva que se destina especificamente à ampliação de habilidades de comunicação é denominada de Comunicação Alternativa (CA). A comunicação alternativa destina-se a pessoas sem fala ou sem escrita funcional ou em defasagem entre sua necessidade comunicativa e sua habilidade de falar e/ou escrever.
A CA pode acontecer sem auxílios externos e, neste caso, ela valoriza a expressão do sujeito, a partir de outros canais de comunicação diferentes da fala: gestos, sons, expressões faciais e corporais podem ser utilizados e identificados socialmente para manifestar desejos, necessidades, opiniões, posicionamentos, tais como: sim, não, olá, tchau, dinheiro, banheiro, estou bem, sinto dor, quero (determinada coisa para a qual estou apontando), estou com fome e outros conteúdos de comunicação necessários no cotidiano.
Com o objetivo de ampliar ainda mais o repertório comunicativo que envolve habilidades de expressão e compreensão, são organizados e construídos auxílios externos como cartões de comunicação, pranchas de comunicação, pranchas alfabéticas e de palavras, vocalizadores ou o próprio computador que, por meio de software específico, pode tornar-se uma ferramenta poderosa de voz e comunicação. Os recursos de comunicação de cada pessoa são construídos de forma totalmente personalizada e levam em consideração várias características que atendem às necessidades deste usuário.
O termo Comunicação Aumentativa e Alternativa foi traduzido do inglês Augmentative and Alternative Communication - AAC. Além do termo resumido "Comunicação Alternativa", no Brasil encontramos também as terminologias "Comunicação Ampliada e Alternativa - CAA" e "Comunicação Suplementar e Alternativa - CSA".



Cartões de comunicação


Descrição da imagem: A imagem apresenta vários cartões de comunicação com símbolos gráficos representativos de mensagens. Os cartões estão organizados por categorias de símbolos e cada categoria se distingue por apresentar uma cor de moldura diferente: cor de rosa são os cumprimentos e demais expressões sociais, (visualiza-se o símbolo "tchau"); amarelo são os sujeitos, (visualiza-se o símbolo "mãe"); verde são os verbos (visualiza-se o símbolo "desenhar") ; laranja são os substantivos (visualiza-se o símbolo "perna"), azuis são os adjetivos (visualiza-se o símbolo "gostoso") e branco são símbolos diversos que não se enquadram nas categorias anteriormente citadas (visualiza-se o símbolo "fora").


Prancha de comunicação alfabética


Descrição da imagem: Sobre uma mesa está uma pasta de comunicação e nela, há uma prancha que contém as letras do alfabeto e os números. O usuário está apontando o dedo indicador na letra "X".



Assistiva.com.br

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dilma premia vencedores de olimpíada de matemática: deficiente visual é campeã !

Esta é a sexta edição da Obmep, que teve a participação recorde de 19,6 milhões de alunos do ensino fundamental e do ensino médio, de 44,7 mil escolas públicas de quase todas as cidades brasileiras (5.518 municípios, 99,16% do total).

Cerca de 500 estudantes de todo o país foram premiados nesta terça-feira (21), no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com medalhas de ouro da Obmep (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). A cerimônia começou às 14h e teve a participação da presidente Dilma Rousseff, dos ministros Aloizio Mercadante (Ciência e Tecnologia), Fernando Haddad (Educação), Luis Sérgio (Pesca e Aquicultura) e de Luiz Fernando Pezão, governador do Rio de Janeiro em exercício.

Premiada é deficiente visual


Laura teve a ajuda da mãe, Deise, e da professora de matemática Letícia Gomes na preparação para a prova. Fera nos números, a garota trocou o sonho anterior de ser advogada pelo de se tornar engenheira.

Uma das premiadas do dia foi a deficiente visual Laura Ribeiro Franco, aluna do 9º ano da Escola Municipal Professora Maria da Costa Ferreira, de Senador José Bento (MG). Com 13 anos de idade, ela utilizou um notebook para estudar matemática.

*Com informações da Agência Brasil

sábado, 18 de junho de 2011

ESCOLAS OBRIGATORIAMENTE TERÃO QUE DAR AULA DE LIBRAS E BRAILLE

A Comissão de Constituição, Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (16) a proposta que obriga as escolas públicas e privadas a oferecer a seus alunos com necessidades especiais as linguagens específicas que lhes permitam uma perfeita comunicação, como a Língua Brasileira de Sinais (Libras) e o sistema Braille. O projeto, que foi aprovado em caráter conclusivo e segue para o Senado, estabelece que “os sistemas de ensino deverão assegurar aos alunos com necessidades especiais métodos pedagógicos de comunicação”, entre eles Libras e sistema Braille. O texto altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), e estabelece que a educação especial é a “modalidade de educação escolar que realiza o atendimento educacional especializado, definido por uma proposta pedagógica que assegure recursos e serviços educacionais especiais, organizados institucionalmente para apoiar, complementar e suplementar os serviços educacionais comuns oferecidos, preferencialmente, na rede regular de ensino”. O texto aprovado é uma emenda do relator da proposta na CCJ, Efraim Filho (DEM-PB), que pediu a alteração da proposta original da senadora e atual ministra das Relações Institucionais Ideli Salvatti (PT-SC), que previa apenas a inclusão da Libras no currículo. Por ter sido modificado e ampliado, o texto agora volta para o Senado. Bahia Notícias

segunda-feira, 6 de junho de 2011

1ª Reunião de pais da Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Beatriz

No dia 06 de junho de 2011, aconteceu na Escola Municipal Profª. Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas , a sua 1ª Reunião de Pais da Sala de Recursos Multifuncionais . Fizeram-se presentes os pais (convidados especiais), a professora da SRM, a direção , vice-direção e coordenação da escola, que usaram a ocasião para discutir questões inerentes ao Atendimento Educacional Especalizado daquela instituição.
Além de gratificante, foi muito bom saber a opinião de todos e avaliar sugestões para o bom encaminhamento dos trabalhos.



1ª Reunião de pais da SRM da Escola Beatriz



1ª reunião de pais da SRM da Escola Beatriz


Cantando os parabéns para Gésia, a mãe aniversariante!



sexta-feira, 3 de junho de 2011

Momento ímpar: Conversa com o fonoaudiólogo Ailton Cerqueira





Na Atividade Complementar do dia 02 de junho de 2011, as professoras que fazem Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais de Jacobina, tiveram a oportunidade de conversar com o fonoaudiólogo Ailton Cerqueira, o qual já atende e acompanha vários alunos da clientela das Salas de Recursos Multifuncionais de nossa cidade.

Na ocasião, Cerqueira citou que atende o alunado com falhas de comunicação, linguagem(oral e escrita) e aprendizagem (barreiras intelectuais ou neurológicas), ressaltando que não contempla casos de tais falhas decorrentes da falta de organização didático-metodológica do meio escolar.

Exemplificou que não ensina libras, mas trabalha as limitações que o aluno possa ter para adquirir esta aprendizagem.

Ailton desmistificou a ideia de que aluno que não fala nem usa libras não se comunique, vez que há diversas maneiras de expressar o que se quer ou se pensa. Informou que as funções auditivas não são úteis apenas para a fala, mas para identificar sons de alerta, como barulho de carros no trânsito, por exemplo.

O fonoaudiólogo firmou parceria com os AEEs, pedindo que a equipe encaminhe a demanda de suas escolas para que tenham um atendimento fonoaudiológico e a partir daí um acompanhamento se necessário for.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

DEFICIENTE VISUAL DÁ SHOW !




Deficiente visual de Capim Grosso dá show em Feira de Santana - Bahia ,com instrumento musical que ele mesmo criou. Um exemplo de força de vontade e superação.

Para coordenador, escolas regulares e especiais podem ser iguais

Fundada em 1829, a Perkins School for the Blind, sediada na cidade de Watertown, em Massachusetts, é a primeira escola para cegos dos Estados Unidos. Ao longo de sua experiência de mais de cem anos na inclusão social de crianças, jovens e adultos cegos, a escola especializou-se também na inclusão de surdos, surdocegos, pessoas com baixa visão e pessoas com outras deficiências associadas. Em 1987, a instituição internacionalizou seu programa de formação de líderes, que busca capacitar educadores e professores para a educação especial.
Atualmente, por meio desse programa, a instituição ajuda na inclusão de pessoas com deficiência múltipla em 63 países, entre eles o Brasil, fornecendo apoio financeiro e consultoria técnica aos seus parceiros locais. Em 2010, a Perkins Internacional injetou mais de US$ 70 mil em programas de capacitação. O coordenador dos projetos da Perkins Internacional conduzidos na América Latina, Steve Perreault, conversou por e-mail com a Folha sobre a educação inclusiva.

FOLHA - Qual é o objetivo da Perkins Internacional no Brasil e em outros países?


STEVE PERREAULT - A Perkins Internacional dá suporte à educação de crianças com deficiência visual associada à outra deficiência e a surdocegos. Quando começamos nosso trabalho no Brasil, em 1990, crianças com esse tipo de deficiência praticamente não recebiam nenhuma assistência no campo da educação. Nossa filosofia defende o desenvolvimento de serviços de educação coerentes com as necessidades dessas crianças, por meio de consultorias, capacitação de professores, alinhamento com as políticas públicas e apoio à família dos alunos. Folha.com

Veja a entrevista completa clicando AQUI.

Transformação pedagógica é necessária para incluir deficientes

A meta 4 Plano Nacional de Educação para 2011-2020 do MEC, que ainda espera aprovação, propõe a matrícula dupla para os alunos com deficiência, ou seja, ele deverá frequentar a rede regular de ensino e, no contraturno, a escola especial.

Segundo reportagem de Vanessa Costa Santos publicada na edição desta segunda-feira da Folha, capacitação dos docentes, adaptação do currículo e vontade e disposição são as condições necessárias para a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino. A íntegra reportagem completa está disponível para assinantes do jornal e do UOL. Folha.com









terça-feira, 24 de maio de 2011

DEFICIÊNCIAS (Mário Quintana)

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer.

E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus.

"A amizade é um amor que nunca morre."