Na Atividade Complementar do dia 02 de junho de 2011, as professoras que fazem Atendimento Educacional Especializado nas escolas municipais de Jacobina, tiveram a oportunidade de conversar com o fonoaudiólogo Ailton Cerqueira, o qual já atende e acompanha vários alunos da clientela das Salas de Recursos Multifuncionais de nossa cidade.
Na ocasião, Cerqueira citou que atende o alunado com falhas de comunicação, linguagem(oral e escrita) e aprendizagem (barreiras intelectuais ou neurológicas), ressaltando que não contempla casos de tais falhas decorrentes da falta de organização didático-metodológica do meio escolar.
Exemplificou que não ensina libras, mas trabalha as limitações que o aluno possa ter para adquirir esta aprendizagem.
Ailton desmistificou a ideia de que aluno que não fala nem usa libras não se comunique, vez que há diversas maneiras de expressar o que se quer ou se pensa. Informou que as funções auditivas não são úteis apenas para a fala, mas para identificar sons de alerta, como barulho de carros no trânsito, por exemplo.
O fonoaudiólogo firmou parceria com os AEEs, pedindo que a equipe encaminhe a demanda de suas escolas para que tenham um atendimento fonoaudiológico e a partir daí um acompanhamento se necessário for.
Nenhum comentário:
Postar um comentário