PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quinta-feira, 31 de março de 2016

PROJETO MORADIAS - Março / 2016

PROJETO MORADIAS
"Os 3 Porquinhos"
MARÇO 2016


JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como finalidade explorar o tema moradia com atividades voltadas aos eixos programáticos inerentes às necessidades especiais de cada aluno, o qual terá fácil assimilação ao que será mostrado e demonstrado de forma lúdica, permitindo assim que os objetivos a sejam atingidos.

OBJETIVOS:
O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:
- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;
- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;
- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;  
- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),
- Passar ao aluno  diversos conceitos como: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades
Uma semana. ( De acordo com a realização das atividades, poderá haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)

ESTRATÉGIAS:
Preparar o ambiente: Apresentar a história para os alunos  e aguçar  a curiosidade deles para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.
Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?

Contando a história: Contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e fantoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os fantoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.


Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e os alunos. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.



Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade relacionada ao tema.
A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.


Arte e Pintura: "As casinhas": Disponibilize casinhas impressas para que o aluno faça uma colagem  representando os materiais utilizados na construção das mesmas na historinha. Ex: Palha (  ), madeira ( palitos de picolé), tijolos (  ). A finalização fica por conta do professor quando os alunos tiverem dificuldade.




Arte e Pintura: "Os porquinhos" Construção de um origami
















Nenhum comentário:

Postar um comentário