PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quinta-feira, 3 de março de 2016

PROJETO IDENTIDADE - Março / 2016


.............................................................................................................

Esclarecimento importante:

Nossas  atividades e planejamentos não são conteudistas, embora temáticos. Elas buscam se adequar às necessidades individuais  de cada aluno atendido em nossa SRM. A partir dos temas são desenvolvidas tarefas nas áreas de :. Cognição;. Afetividade;. Aspectos motores;. Expressão oral, escrita e gestual;. Informática acessível;. Auto-cuidado e outros.

..............................................................................................................



PROJETO IDENTIDADE 
Março - 2016

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.

OBJETIVOS:
  Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida .Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.   Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.

 ESTRATÉGIAS
Autorretrato
Cada aluno(a) vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho:
     




Conhecendo tudo sobre o meu Nome
Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá .Pensaremos sobre a função uso dele. O crachá será feito em eva e o aluno  irá apenas colar o seu nome que estará digitado e impresso. Deverá localizar seu nome dentre todos da turma, a partir de problematizações da pró quando necessário.

  
Brincadeiras:
  • Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  • Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  • Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  • Trabalhe o número de letras de cada crachá

Partes do corpo
 num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.



O que tem dentro do meu corpo? Usando sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes:




Expressão oral / sentimentos
Arte
Nosso coração é um órgão importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos sobre as emoções que dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no coração! Agora, vamos fazer uma arte com um coração:



Toda criança quando nasce, tem direito à Certidão de Nascimento, mas nós vamos fazer uma identidade, com nome e foto!




Nenhum comentário:

Postar um comentário