.............................................................................................................
Esclarecimento importante:
Nossas atividades e planejamentos não são conteudistas, embora temáticos. Elas buscam se adequar às necessidades individuais de cada aluno atendido em nossa SRM. A partir dos temas são desenvolvidas tarefas nas áreas de :. Cognição;. Afetividade;. Aspectos motores;. Expressão oral, escrita e gestual;. Informática acessível;. Auto-cuidado e outros.
..............................................................................................................
PROJETO IDENTIDADE
Março - 2016
Março - 2016
JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.
OBJETIVOS:
Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida .Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade. Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.
ESTRATÉGIAS
Autorretrato
Cada aluno(a) vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será
feito pintura com canudinho:
Conhecendo tudo sobre o meu Nome
Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá .Pensaremos
sobre a função uso dele. O crachá será feito em eva e o aluno irá apenas colar o seu nome que estará
digitado e impresso. Deverá localizar seu nome dentre todos da turma, a partir
de problematizações da pró quando necessário.
Brincadeiras:
- Misture os crachás no chão
para que separem os dos meninos dos das meninas.
- Misture os crachás para que
separem os que começam com a mesma letra.
- Distribua os crachás ao
acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
- Trabalhe o número de letras
de cada crachá
Partes do corpo
num primeiro momento desenhar o
que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé,
braço, cabeça, etc.
O que tem dentro do meu corpo? Usando
sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes:
Expressão oral /
sentimentos
Arte
Nosso coração é um órgão
importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos sobre as emoções que
dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no coração! Agora, vamos
fazer uma arte com um coração:
Toda criança quando nasce, tem
direito à Certidão de Nascimento, mas nós vamos fazer uma identidade, com nome
e foto!
Nenhum comentário:
Postar um comentário