PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quinta-feira, 31 de março de 2016

PROJETO MORADIAS - Março / 2016

PROJETO MORADIAS
"Os 3 Porquinhos"
MARÇO 2016


JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem como finalidade explorar o tema moradia com atividades voltadas aos eixos programáticos inerentes às necessidades especiais de cada aluno, o qual terá fácil assimilação ao que será mostrado e demonstrado de forma lúdica, permitindo assim que os objetivos a sejam atingidos.

OBJETIVOS:
O projeto tem como base o clássico infantil “Os Três Porquinhos” , a partir dele pode-se:
- Apresentar ao educando o mundo da fantasia e do faz-de-conta;
- Despertar o gosto, o hábito e o prazer pela leitura;
- Aproximá-los de diversas manifestações culturais;  
- Conhecer diferentes formas de linguagens textuais (escrita, oral, teatro, música...),
- Passar ao aluno  diversos conceitos como: ética, moral, respeito ao próximo, ao diferente, entre outros.

Duração das atividades
Uma semana. ( De acordo com a realização das atividades, poderá haver uma flexibilidade e esse tempo pode ser estendido.)

ESTRATÉGIAS:
Preparar o ambiente: Apresentar a história para os alunos  e aguçar  a curiosidade deles para que todos possam ter vontade de viajar na história, no mundo do faz de conta, e assim fazer com que todos sejam protagonistas da mesma.
Comece então a despertar a vontade de ouvir a história. Ex: Conheço uma história que fala de três porquinhos que resolveram morar sozinhos, mas em seu caminho apareceu um lobo muito mal. Vocês querem ouvir?

Contando a história: Contar a história dos Três Porquinhos utilizando-se de livros e fantoches. Em seguida deixar as crianças manusearem o(s) livro(s) e os fantoches, para que possam reconhecer os personagens, e proponha que recontem a história.


Teatro de Fantoches: Organizar a sala deixando um ambiente agradável e prazeroso, para que as crianças possam apreciar a obra literária através de um teatro contado pela professora. Durante a apresentação, faça uma interação entre os personagens e os alunos. Os personagens da história podem chamar pelo nome das crianças e fazer algumas perguntas. Ex: O lobo pode perguntar as crianças se ele assopra a casa ou não, se ele entra pela chaminé ou não; o porquinho pode perguntar as crianças se eles estão vendo o lobo ao redor, e para que lado o lobo foi. Também pode pedir às crianças que ajudem o lobo assoprar a casa. Essa interação é muito importante na construção do saber, e desperta nas crianças curiosidade, confiança e autoestima por fazerem parte da história.



Vídeo: Neste momento as crianças podem estar cansadas de tanto ouvirem falar na história. Portanto pergunte a eles se desejam assistir ao vídeo, ou se preferem fazer outra atividade. Exponha quais são as atividades para que possam fazer a escolha. Se escolherem assistir, passe um vídeo curto para que não fique tão cansativo. Se escolherem fazer outra atividade relacionada ao tema.
A seguir o link de um vídeo dos três porquinhos bem divertido.


Arte e Pintura: "As casinhas": Disponibilize casinhas impressas para que o aluno faça uma colagem  representando os materiais utilizados na construção das mesmas na historinha. Ex: Palha (  ), madeira ( palitos de picolé), tijolos (  ). A finalização fica por conta do professor quando os alunos tiverem dificuldade.




Arte e Pintura: "Os porquinhos" Construção de um origami
















sábado, 5 de março de 2016

Participação da coordenadora Suzana Miranda na AC da Escola

No dia 04 de março recebemos na Escola Beatriz a Coordenadora de Educação Especial Inclusiva, Suzana Miranda. A mesma  participou da Atividade Complementar. 
A pauta e participantes seguem na imagem em anexo.



quinta-feira, 3 de março de 2016

PROJETO IDENTIDADE - Março / 2016


.............................................................................................................

Esclarecimento importante:

Nossas  atividades e planejamentos não são conteudistas, embora temáticos. Elas buscam se adequar às necessidades individuais  de cada aluno atendido em nossa SRM. A partir dos temas são desenvolvidas tarefas nas áreas de :. Cognição;. Afetividade;. Aspectos motores;. Expressão oral, escrita e gestual;. Informática acessível;. Auto-cuidado e outros.

..............................................................................................................



PROJETO IDENTIDADE 
Março - 2016

JUSTIFICATIVA:
Este projeto tem o intuito do conhecimento global do ser humano: conhecendo seu corpo, ampliando conceitos de higiene e saúde, descobrindo que o indivíduo está presente em todas as comunidades, relacionando-se com outros seres e com todo o ambiente onde vive.

OBJETIVOS:
  Proporcionar ao aluno a apropriação de sua identidade, conhecendo a história e o significado de seu nome. Desenvolver a atenção para futura identificação de partes do corpo humano e construção de outros valores de vida. Conhecer a historia de sua vida .Adquirir noções de higiene e reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental. Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde e sua vida.Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo, valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental, estabelecer uma relação com a sociedade.   Possibilitar que a criança construa a sua identidade e autonomia, por meio das brincadeiras, das interações socioculturais e da vivência de diferentes situações. Desenvolver a independência, a autoconfiança e a autoestima participando das atividades propostas, brincadeiras e da organização da rotina diária.

 ESTRATÉGIAS
Autorretrato
Cada aluno(a) vai desenhar apenas o seu rosto e o cabelo será feito pintura com canudinho:
     




Conhecendo tudo sobre o meu Nome
Vamos conversar sobre como pode ser nosso crachá .Pensaremos sobre a função uso dele. O crachá será feito em eva e o aluno  irá apenas colar o seu nome que estará digitado e impresso. Deverá localizar seu nome dentre todos da turma, a partir de problematizações da pró quando necessário.

  
Brincadeiras:
  • Misture os crachás no chão para que separem os dos meninos dos das meninas.
  • Misture os crachás para que separem os que começam com a mesma letra.
  • Distribua os crachás ao acaso entre os alunos para que cada um encontre o seu.
  • Trabalhe o número de letras de cada crachá

Partes do corpo
 num primeiro momento desenhar o que está faltando, depois escrever os nomes de algumas partes, como: Mão, pé, braço, cabeça, etc.



O que tem dentro do meu corpo? Usando sucatas variadas vamos fazer o corpo por dentro e dar nomes as partes:




Expressão oral / sentimentos
Arte
Nosso coração é um órgão importantíssimo, vital para nosso corpo! Conversaremos sobre as emoções que dizemos sentir no coração, pessoas que dizemos guardar no coração! Agora, vamos fazer uma arte com um coração:



Toda criança quando nasce, tem direito à Certidão de Nascimento, mas nós vamos fazer uma identidade, com nome e foto!




Atividade Diagnóstica

LUCAS -
Síndrome de Down

Leonardo- 
Deficiência Intelectual

Plano de AEE - Deficiência Intelectual, incluindo Síndromes e Paralisia Cerebral.