Faltam menos de 100 dias para a implementação do recurso da audiodescrição nas tevês brasileiras. Será?
A comissão Federal de Comunicação (FCC) emitiu um comunicado, no dia 03 de março de 2011, onde restabelece a quota de horas de audiodescrição nas tevês americanas. Os canais com mais de 50 mil assinantes, terão de disponibilizar 50 horas de audiodescrição por trimestre a partir de 1º de janeiro de 2012. Mesmo se tratando de um número pequeno de horas, a quota ainda supera a do Brasil, cuja quota semanal será de apenas duas horas.
A implementação do recurso nas tevês brasileiras, prevista para o início de julho deste ano, é aguardada com muita expectativa pelo público deficiente visual. Questionada sobre se o recurso realmente terá início em julho, a ABERT, procurada pela MIDIACE, disse preferir não se pronunciar sobre o assunto.
Caso não tivesse havido tantas portarias prorrogativas e não houvesse sido alterado a quota de horas estabelecida pela portaria 310 de 27 de junho de 2006, em 1º de julho de 2011, já acumularíamos aproximadamente 40 mil horas de programação audiodescrita.
Enquanto isso, quem fica no prejuízo, são as mais de 15 milhões de pessoas cegas no Brasil, cujo direito de acesso à informação, assegurado pela constituição federal, vem sendo ignorado pelas autoridades e pelas emissoras de TV do país.
Fonte: http://nedeuneb.wordpress.com
PROPOSTA DO BLOG :
Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!
segunda-feira, 4 de julho de 2011
Pessoas com deficiência visual terão recurso da audiodescrição na TV aberta
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário