Na última quinta-feira, 24, acompanhei o atendimento de um aluno surdo-mudo na Sala de Recursos Multifuncionais do Colégio Municipal Luís Alberto Dourado de Carvalho no bairro Jacobina 3. A professora Vicinete França, a princípio conversou com a mãe da criança de quatro anos a ser atendida, questionando acerca dos acontecimentos do dia do garoto. Recaptulou com eles a história contada no dia anterior e estudou personagens da história (animais marítimos) em libras. O aluno demonstrou muito prazer no contato com um software de pintura do personagem que ele mais gostou, vibrando ao conseguir executar a proposta. Depois, enquanto ele desenvolvia habilidades motoras e artísticas cortando, enrolando e colando crepon, a pró estudava expressões cotidianas em libras com a mãe da criança. Ainda foi mediado o jogo de encaixe, onde Vicinete explorava cores e formas. Vale ressaltar que o tempo todo houve muito cuidado em dar limites à criança, o que é importante tanto no ambiente escolar quanto fora dele.
PROPOSTA DO BLOG :
Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário