PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

domingo, 27 de fevereiro de 2011

REFLEXÃO...

Por Carla Cinara


Vejo como muito necessária uma reflexão acerca do desejável e do possível no tocante a uma Sala de Recursos Multifuncionais(SRM) e à prática do professor de Atendimento Educacional Especializado (AEE).
Vale ressaltar que formada em Magistério em 1999, graduada em Letras Vernáculas em 2005 e pós-graduada em Estudos Literários em 2007, tenho toda a minha prática profissional voltada para turmas regulares, embora nelas, por diversas vezes eu tenha contracenado timidamente com a educação inclusiva, onde esta era apenas uma formalização do direito que o aluno especial tem de freqüentar salas regulares e também era um processo de angústia como profissional, vez que faltava-me aporte para o desenvolvimento da aprendizagem desses.Tratando ainda da minha prática profissional, lecionei em escolas particulares nos anos 2000 e 2001, quando fui aprovada em concurso público municipal, carreira em que me encontro inserida até os dias atuais, e que me deu o desafio de atuar a partir deste ano numa sala de AEE.
Pesquisando bastante acerca da Inclusão Escolar, funcionamento de SRMs e atuação de profissionais de AEE, pude observar o zelo com que as salas são organizadas, a variedade de equipamentos, as incríveis adaptações e muitos profissionais apaixonados. Entretanto, vejo que é preciso estar com a mente muito além do deslumbramento e da simples atuação no contexto! É preciso primeiramente o amor e dedicação, mas é extremamente necessário que o profissional planeje sua atuação, registre diariamente suas práticas e o resultados delas, analise o sujeito de forma constante desde sua chegada, oferecendo qualidade no serviço e não apenas no espaço.
As atividades deverão atender toda a clientela, mesmo que sejam necessárias várias e diferentes tentativas...
Sei que preciso de muita formação,informação, mas principalmente de atuação, pois só a prática me permitirá a busca por um ideal e não apenas pelo óbvio proposto. Estou ansiosa por firmar parceria com as famílias, com a escola e toda comunidade escolar. Enquanto aguardo pela chegada dos materiais pra tornar a sala linda, estou lendo muito, observando práticas nesse mundão à minha volta e certa de que a rede em que atuo irá me oferecer progressivamente o suporte que necessito para fazer a educação inclusiva real, pautada no possível e em busca sempre do ideal!

Um comentário:

  1. Carla Cinara, amei seu blog aquitemeducação, quando pesquisava sobre a reforma ortográfica, era só o que faltava: uma pesquisa sobre o trabalho dos professores... aqui também ninguém fala, no ensino fundamental... e divulguei seus resultados, divulguei seu blog, nada melhor que a verdade em dados reais... parabéns!
    Agora, sobre inclusão... os ANAEEs são a minha paixão... 13 anos em salas de alfabetização e quando eles foram para o ensino regular, inclusão, eu também fui... não trabalho só com eles, mas com os prováveis! É muito bom e gratificante! parabéns por este blog, também!
    Abraços!!

    ResponderExcluir