PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

EDUCAÇÃO ATENTA ÀS DIFERENÇAS

Carla Cinara Luz

No Brasil, a discussão sobre a inclusão escolar já é alvo de muito interesse. O DECRETO Nº 6.571, DE 17 DE SETEMBRO DE 2008 dispõe sobre o atendimento educacional especializado, o qual deve integrar a proposta pedagógica da escola, envolver a participação da família e ser realizado em articulação com as demais políticas públicas, promovendo condições de acesso, participação e aprendizagem no ensino regular ,garantindo a transversalidade das ações da educação especial no ensino regular;fomentando o desenvolvimento de recursos didáticos e pedagógicos que eliminem as barreiras no processo de ensino e aprendizagem; e assegurando condições para a continuidade de estudos nos demais níveis de ensino.
O Atendimento Educacional Especializado (AEE), destinado aos alunos público alvo da educação especial, é um serviço que identifica, elabora e organiza recursos pedagógicos e de acessibilidade que eliminem as barreiras para a plena participação dos alunos, considerando as suas necessidades específicas, bem como privilegiando o desenvolvimento dos alunos e a superação dos limites intelectuais, motores ou sensoriais, visando o acesso ao conhecimento, permitindo ao sujeito sair de uma posição passiva e automatizada para o acesso e apropriação ativa do próprio saber.
De acordo com a política de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva ,o AEE se realiza na sala multifuncional, que é um espaço equipado e organizado preferencialmente em escolas comuns das redes de ensino. O AEE deve ser realizado no período inverso ao da classe regular frequentada pelo aluno (não necessariamente na mesma escola).
O professor de AEE deverá identificar e desenvolver estratégias educativas visando a superação das dificuldades de aprendizagem dos alunos nas turmas regulares,avaliando o aluno, a gestão do seu processo de aprendizagem e acompanhando-o tanto na sala de recurso multifuncional quanto na interlocução com o professor do ensino comum.
A gestão escolar tem um papel central na quebra de paradigmas e efetivação de uma inclusão real, pois parte de lá as decisões sobre a formação dos professores, as mudanças estruturais e as relações com a comunidade. É preciso ter em mente que o desafio de escolarizar todas as crianças no ensino comum, não é tarefa apenas da educação especial, mas de todo o corpo escolar e das redes públicas de ensino, entretanto não basta garantir a acessibilidade, mas também, os serviços educacionais que forem necessários para garantir a permanência e a aprendizagem escolar.
A política de inclusão começou a se concretizar, de modo que as redes de ensino já se encontram em um processo de organização para receber e oferecer as condições de aprendizagem a todo seu alunado, revendo suas práticas pedagógicas, não mais ignorando a diferença de seus alunos.
Inclusão não é apenas um ato de amor, mas de responsabilidades e compromisso constantes.

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