PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Alunos da Escola Beatriz com bolas azuis, simbolizando o Dia Mundial de Conscientização do Autismo


Hoje o dia está azul na Escola Mul. Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas! Um dia especialmente dedicado ao apoio e para aumentar a sensibilização da sociedade sobre o autismo, síndrome que alcança mais de 70 milhões de pessoas no mundo e cerca de 2 milhões no Brasil.
 
A Escola Beatriz preocupou-se em falar sobre o assunto com as crianças, sensibilizando e conscientizando-as sobre o Autismo e ressaltando a importância desse dia.
 
O autismo é um transtorno do desenvolvimento que atinge a comunicação, a interação social, a imaginação e o comportamento. Atualmente, há importantes tratamentos que podem tornar melhor a qualidade de vida da pessoa com autismo.
O dia 2 de abril foi decretado como o Dia do Autismo pela ONU, em 2008. Além deste dia, o mês de abril é considerado o mês da conscientização do autismo no mundo, onde monumentos são iluminados de azul como manifestação em favor dessa conscientização.
 
É lindo ver o mundo se unindo em prol de crianças e famílias afetadas pelo autismo.

quarta-feira, 20 de março de 2013

SUGESTÃO DE LEITURA

 
Livro Flor de Mel: a florzinha com síndrome de Down
Autoria e Ilustração: Jeane Ricardo Lima do Amaral


O livro Flor de Mel: a florzinha com síndrome de Down (Amaral, 2009),
voltado à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental, conta em ver...sos a história de
uma abelha responsável por cuidar de um grande e belo jardim que pertence a
Deus. Nesse jardim há muitas flores, porém uma com síndrome de Down.
Essa obra fala com muita delicadeza sobre a síndrome de Down
apresentando de forma agradável e lúdica o assunto. Reforça o amor e o respeito que deve ser dirigido a essas pessoas sem tratá-las como incapazes, mas valorizando suas qualidades e potencialidades.

-Eu percebo que de fato
Ela é muito diferente!
Mas a diferença dela
É o que a torna envolvente!
O que há com esta flor?
O que tem de especial?
-Eu te conto rapidinho
Ela tem Síndrome de Down!
-Coitadinha da florzinha!
E agora Abelhinha?
Como cuidar da princesinha?
-Ela não é coitadinha!
Não há nela nenhum mal
O Senhor a pôs aqui
Ela é especial
Sua sementinha foi regada
Seu brotinho deu trabalho
Mas agora é animada
E sorri pra todo lado!
(Amaral, 2009)
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quinta-feira, 7 de março de 2013

ACONTECEU NA NOSSA SRM: Circo Balão Mágico visita nossa sala

...

ACONTECEU NA NOSSA SRM: Trabalhando sensação tática

Atividade
Amassando o papel como a tarefa sugere



Jogando a bola de papel para cima

 
O  aluno teve muita resistência  para amassar o papel. Gostou de jogar para cima o papel embolado, embora  tenha demonstrado dificuldade para apanhá-la de volta.

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

1º ATENDIMENTO DE 2013


O aluno chegou ansioso para acessar sua página na rede social! Mas antes disso, falou sobre suas férias e com auxílio da pró produziu um texto expondo suas expectativas para o ano letivo 2013 na Sala de Recursos Multifuncionais.
Seja bem vindo, Henrique! Que este seja mais um ano de sucesso e evoluções!!!

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

ADAPTAÇÕES FÍSICAS PARA ALUNO CADEIRANTE

 
Que adaptações físicas devemos fazer na sala de aula considerando o aluno cadeirante e como adaptá-lo a sala de aula?

A escola que irá receber um aluno cadeirante necessita de um detalhado estudo sobre o seu desenvolvimento geral, seu histórico de aprendizagem, é preciso fazer um diagnóstico cuidadoso para saber se ele necessita de um "Plano Individualizado de Adequação Curricular".
É fundamental tratar essa aluno como uma pessoa com condições mentais normais, que necessita apenas de uma adaptação física e estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser independente.
A integração em sala de aula é fundamental. A professora deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo aluno, explicando toda situação do cadeirante.
Para incluir um aluno com deficiência física na escola é necessário que a escola possua adaptações coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso, cadeira adaptada (deitar), mesa acoplada na cadeira de rodas, entre outros.
Os alunos precisam estar preparados para receber o colega deficiente. O professor deve explicar que deficiência física não tem nada a ver com deficiência mental, a deficiência física afeta a parte motora e não a parte cognitiva da pessoa. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que não é comum.

O aluno com limitações motoras na sala de aula :

1.O aluno deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção e integração na turma.
2.O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
3.Poderá ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as atividades, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior. Lembre-se que ele tem esse direito.
4.Alguns podem utilizar-se de adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para escrever.
5.Para as atividades extra-classe é importante avaliar previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem maiores transtornos ou constrangimentos.
6.Quando o aluno tiver uma dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma adaptação curricular.
7.O aluno pode necessitar de algum auxílio ao entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.
8.A sala de aula deve ser organizada de forma a que o aluno cadeirante possa circular sem dificuldades.

Fonte:Fonte: http://grupotetraplegia.wikispaces.com/

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

VICE-PREFEITO VISITA SALA DE RECURSOS DA ESCOLA BEATRIZ




No dia 22 de fevereiro, José Maria Fagundes,  vice-prefeito do município de Jacobina,   fez uma visita à Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro MOreira de Freitas e foi conhecer de perto a Sala de Recursos Multifuncionais da mesma. Ficou sabendo sobre o trabalho realizado nesta sala, onde acontecem os Atendimentos Educacionais Especializados.
Fagundes ainda participou do lanche com as professoras  e na oportunidade  fez propostas , bem como  mostrou-se aberto a reivindicações .

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1ª Reunião dos professores das SRMs de Jacobina em 2013


 
No dia 22 de fevereiro, pela manhã, aconteceu a 1ª reunião de professores que atendem nas Salas de Recursos Multifuncionais em nosso  município.
Fizeram-se presente a Secretária de Educação, Profª Azizi Mª Fahiel Araújo , as professoras Suzemary e Eunice (Colégio Mul. Armando Xavier de Oliveira), Antonieta e Luana (Colégio Mul. Gilberto Dias de Miranda),  Vicinete (Colégio Mul. Lúis Alberto D. de Carvalho), Verena (Itaitu),  Lenícia (Escola Municipal Yêda Barradas Carneiro), Lucineide (Construindo o Amanhã)  e Carla Cinara (Escola Mul. Profª Beatriz Guerreiro M. de Freitas). Na oportunidade a Secretária apresentou Sinara Cristina como coordenadora do grupo e em seguida foram tratados assuntos pertinentes ao início da  jornada anual de trabalho nas SRMs.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

O Ano Letivo 2013 já começou em nossa SRM!

A Sala de Recursos Multifuncionais da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas está durante a semana de 18 a 22 de fevereiro, confirmando as matrículas dos alunos que receberão Atendimento Educacional Especializado nesta Unidade Escolar.