Que adaptações físicas devemos fazer na sala de aula considerando o aluno
cadeirante e como adaptá-lo a sala de aula?

A escola que irá receber um
aluno cadeirante necessita de um detalhado estudo sobre o seu desenvolvimento
geral, seu histórico de aprendizagem, é preciso fazer um diagnóstico cuidadoso
para saber se ele necessita de um "Plano Individualizado de Adequação
Curricular".
É fundamental tratar essa aluno como uma pessoa com
condições mentais normais, que necessita apenas de uma adaptação física e
estrutural para melhor se adaptar ao ambiente e assim conseguir ser
independente.
A integração em sala de aula é fundamental. A professora
deverá conversar com seus alunos primeiramente sobre a deficiência do novo
aluno, explicando toda situação do cadeirante.
Para incluir um aluno com
deficiência física na escola é necessário que a escola possua adaptações
coerentes com a necessidade do aluno como: portas largas, rampas de acesso,
cadeira adaptada (deitar), mesa acoplada na cadeira de rodas, entre
outros.
Os alunos precisam estar preparados para receber o colega
deficiente. O professor deve explicar que deficiência física não tem nada a ver
com deficiência mental, a deficiência física afeta a parte motora e não a parte
cognitiva da pessoa. Muitas vezes a discriminação acontece pela falta de
conhecimento, ou por não saber lidar com uma situação nova, que não é comum.
O aluno com limitações motoras na sala de aula :
1.O aluno
deve ficar sempre na frente e no meio da sala, pois isto facilita a sua atenção
e integração na turma.
2.O aluno deve ser tratado com naturalidade e sua
participação nas atividades em grupo deve ser sempre estimulada.
3.Poderá
ser necessário que o aluno tenha um tempo maior que os outros para realizar as
atividades, quando a sua dificuldade motora for também no membro superior.
Lembre-se que ele tem esse direito.
4.Alguns podem utilizar-se de
adaptações para escrita, máquinas de escrever ou até mesmo computadores para
escrever.
5.Para as atividades extra-classe é importante avaliar
previamente a acessibilidade do local para garantir que o aluno possa ir, sem
maiores transtornos ou constrangimentos.
6.Quando o aluno tiver uma
dificuldade cognitiva associada à limitação motora poderá ser necessária alguma
adaptação curricular.
7.O aluno pode necessitar de algum auxílio ao
entrar e sair da sala; ofereça ajuda, se puder e desejar.
8.A sala de
aula deve ser organizada de forma a que o aluno cadeirante possa circular sem
dificuldades.
Fonte:Fonte: http://grupotetraplegia.wikispaces.com/