PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quarta-feira, 20 de abril de 2016

PROJETO: DIA DO TRABALHO/ PROFISSÕES - Maio 2016

Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas
Atendimento Educacional Especializado – AEE
Sala de Recursos Multifuncionais – SRM 
Professora: Carla Cinara  S. Luz
MAIO / 2016

Projeto “A cigarra e a formiga”

Tema: Dia do trabalho






JUSTIFICATIVA
 Este projeto tem como finalidade homenagear as mães, valorizando o seu papel na vida das crianças. A escola deverá desenvolver atividades que possibilitem integrar as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitam novos comportamentos em relação à leitura de mundo de cada educando. Quando o tema é trabalhado de forma dinâmica, os processos de ensino e de aprendizagem podem se desenvolver com maior interesse por parte dos alunos, possibilitando-lhes maior participação e reflexão de forma crítica e democrática.


OBJETIVO
Sensibilizar os alunos sobre a importância das mães. As mães merecem respeito e carinho de seus filhos pois fazem tudo para agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.

                                                                    OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

• Reconhecer a importância das profissões;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estabelecer e ampliar as relações sociais;
• Conhecer e identificar diversas profissões;
• Desenvolver atenção e a criatividade;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de limite na folha;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a expressão corporal;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
. Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.

                                                                        

                                                                              ESTRATÉGIAS

Atividade 01 :Leitura do livro “A Cigarra e a Formiga”.

Conversar sobre o livro: A professora deverá instigar o aluno a emitir respostas. Para facilitar, poderá recorrer as páginas do livro e observar as ilustrações.

Quais eram as personagens?
O que a cigarra fazia?
E as formigas o que faziam?
Quando chegou o inverno o que aconteceu com as formigas?
E o que aconteceu com a cigarra?
Por que o trabalho é importante?


                                                     Atividade 02: Música  “ A Formiguinha”.


“A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA
QUANDO É PESADA A OUTRA PEGA
VEJAM SÓ QUE EXEMPLO GLORIOSO,
A FORMIGUINHA ENSINANDO O PREGUIÇOSO”.


Explorando ambientes: 

• Localizar algum formigueiro nos arredores da escola.
• Levar as crianças para observar (de longe) as formigas andando em filas e carregando folhinhas para o formigueiro.
• Comentar sobre a organização e trabalho das formigas.
• Lembrar que não devemos matar/pisar nas formiguinhas porque elas fazem parte da natureza...são seres vivos.



                                                      Atividade 03:  Oralidade e Leitura imagética


- Conversar sobre profissões:
O papai e mamãe trabalham? O que eles fazem?
Qual a profissão do papai?
E da mamãe?

-  Com a ajuda da professora, procurar em jornais e revistas pessoas trabalhando, identificar profissões e montar um mural( na altura das crianças porque elas gostam de apontar o dedinho para as imagens e falar"essa é minha" ou o nome das profissões. Isso estimula a linguagem oral).


                                                                      Atividade 04:  Faz de conta
 

Imitar diferentes profissionais/pessoas: O médico ou enfermeira examinando um paciente, a professora dando aula, a mamãe cuidando dos filhinhos, a costureira, telefonista...motorista..

VAMOS CANTAR:

Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)

Cantar fazendo gestos/ imitando as profissões...



CULMINÂNCIA
Construção de cartaz e mural
DURAÇÃO
1 semana.

                                                                                   AVALIAÇÃO
 Avaliação será contínua, através da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no relacionamento com os colegas e com a professora.



Outras sugestões de atividades:

Imitando as profissões
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.

Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Listar os nomes das profissões no quadro ou em papel pardo fazendo uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Em conversa informal falar sobre as profissões e o nome das profissões.
Comentar sobre cada profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando a partir dos desenhos das profissões: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Montar um cartaz sobre as profissões.


VAMOS CANTAR?

(Dê Asas aos gestos!!!)
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A costureira faz assim, A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
O motorista faz assim, O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A professora faz assim, A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando: médico, piloto, dentista, etc.)

Livro das profissões

Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade.
Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
Após, elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.

Brincadeira - Adivinha Quem é?

Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.(O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.)

Sugestões - Quem é?
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina crianças, etc.




Nenhum comentário:

Postar um comentário