Escola Municipal
Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas
Atendimento
Educacional Especializado – AEE
Sala de Recursos
Multifuncionais – SRM
Professora:
Carla Cinara S. Luz
MAIO / 2016
Projeto “A cigarra e a formiga”
Tema: Dia do trabalho
Tema: Dia do trabalho
JUSTIFICATIVA
Este
projeto tem como finalidade homenagear as mães, valorizando o seu papel na vida
das crianças. A escola deverá desenvolver atividades que possibilitem integrar
as diversas áreas do conhecimento promovendo reflexões que permitam novos comportamentos
em relação à leitura de mundo de cada educando. Quando o tema é trabalhado de
forma dinâmica, os processos de ensino e de aprendizagem podem se desenvolver
com maior interesse por parte dos alunos, possibilitando-lhes maior
participação e reflexão de forma crítica e democrática.
OBJETIVO
Sensibilizar os alunos sobre a importância das
mães. As mães merecem respeito e carinho de seus filhos pois fazem tudo para
agradá-los, sofrem com seus sofrimentos e querem que estes estejam sempre bem.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
• Reconhecer a importância das profissões;
• Promover e estimular a linguagem oral;
• Estabelecer e ampliar as relações sociais;
• Conhecer e identificar diversas profissões;
• Desenvolver atenção e a criatividade;
• Expressões gráficas: desenho, pintura, montagem, colagem, noção de
limite na folha;
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a expressão corporal;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
. Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
ESTRATÉGIAS
• Praticar a coordenação motora fina e ampla;
• Desenvolver a expressão corporal;
• Brincar expressando emoções, sentimentos, pensamento, desejos e necessidades;
. Desenvolver a leitura através da visualização de figuras.
ESTRATÉGIAS
Atividade 01 :Leitura do livro “A Cigarra e a
Formiga”.
Conversar sobre o livro: A professora deverá instigar o aluno a emitir
respostas. Para facilitar, poderá recorrer as páginas do livro e observar as
ilustrações.
Quais eram as personagens?
O que a cigarra fazia?
E as formigas o que faziam?
Quando chegou o inverno o que aconteceu com as formigas?
E o que aconteceu com a cigarra?
Por que o trabalho é importante?
Quais eram as personagens?
O que a cigarra fazia?
E as formigas o que faziam?
Quando chegou o inverno o que aconteceu com as formigas?
E o que aconteceu com a cigarra?
Por que o trabalho é importante?
Atividade 02: Música “ A Formiguinha”.
“A FORMIGUINHA CORTA FOLHA E CARREGA
QUANDO É PESADA A OUTRA PEGA
VEJAM SÓ QUE EXEMPLO GLORIOSO,
A FORMIGUINHA ENSINANDO O PREGUIÇOSO”.
Explorando ambientes:
• Localizar algum formigueiro nos arredores da escola.
• Levar as crianças para observar (de longe) as formigas andando em filas e carregando folhinhas para o formigueiro.
• Comentar sobre a organização e trabalho das formigas.
• Lembrar que não devemos matar/pisar nas formiguinhas porque elas fazem parte da natureza...são seres vivos.
Atividade 03: Oralidade e Leitura imagética
• Localizar algum formigueiro nos arredores da escola.
• Levar as crianças para observar (de longe) as formigas andando em filas e carregando folhinhas para o formigueiro.
• Comentar sobre a organização e trabalho das formigas.
• Lembrar que não devemos matar/pisar nas formiguinhas porque elas fazem parte da natureza...são seres vivos.
Atividade 03: Oralidade e Leitura imagética
- Conversar sobre profissões:
O papai e mamãe trabalham? O que eles fazem?
Qual a profissão do papai?
E da mamãe?
- Com a ajuda da professora, procurar em jornais e revistas pessoas trabalhando, identificar profissões e montar um mural( na altura das crianças porque elas gostam de apontar o dedinho para as imagens e falar"essa é minha" ou o nome das profissões. Isso estimula a linguagem oral).
Atividade 04: Faz de conta
Imitar diferentes profissionais/pessoas: O médico ou enfermeira examinando um paciente, a professora dando aula, a mamãe cuidando dos filhinhos, a costureira, telefonista...motorista..
VAMOS CANTAR:
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)
Cantar fazendo gestos/ imitando as profissões...
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A costureira faz assim
A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
O motorista faz assim
O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião
Todo mundo é bom!
A professora faz assim
A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(médico/piloto/dentista/etc.)
Cantar fazendo gestos/ imitando as profissões...
CULMINÂNCIA
Construção de cartaz e mural
DURAÇÃO
1 semana.
AVALIAÇÃO
AVALIAÇÃO
Avaliação será contínua, através
da observação diária da criança no desempenho de suas atividades, no
relacionamento com os colegas e com a professora.
Outras sugestões de atividades:
Imitando as profissões
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Listar os nomes das profissões no quadro ou em papel pardo fazendo uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Outras sugestões de atividades:
Imitando as profissões
• Em roda de conversa utilizar a mímica para cantar a canção ou ler os versos. Vão-se mudando o nome das profissões e fazendo gestos enquanto cantam.
Comentar sobre cada personagem das canções, apresentando o nome da profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Listar os nomes das profissões no quadro ou em papel pardo fazendo uma pesquisa em grupo com gravuras dos profissionais.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Em conversa informal falar sobre as profissões e o nome das profissões.
Comentar sobre cada profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando a partir dos desenhos das profissões: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Montar um cartaz sobre as profissões.
Comentar sobre cada profissão.
Fazer um levantamento do conhecimento prévio dos alunos, perguntando a partir dos desenhos das profissões: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho? Listar os nomes das profissões.
Pedir aos alunos que façam um desenho sobre a profissão de que mais gostam.
Montar um cartaz sobre as profissões.
VAMOS CANTAR?
(Dê Asas aos gestos!!!)
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A costureira faz assim, A costureira faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
O motorista faz assim, O motorista faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
Passa, passa gavião, Todo mundo é bom!
A professora faz assim, A professora faz assim,
Assim, assim, assim, assim!
(Continue cantando: médico, piloto, dentista, etc.)
Livro das profissões
Em roda de conversa perguntar aos alunos qual a profissão de seus pais. Escreva no quadro, com letra de imprensa maiúscula.
Comentar com a turma sobre cada profissional: O que ele faz? Em que lugar trabalha? O que utiliza em seu trabalho?
Perguntar que outras profissões eles conhecem e explicar como cada uma delas contribui para a vida em sociedade.
Trabalhar o sentido de utilidade das profissões e satisfação pessoal no trabalho, como valor.
Após, elaborar com os alunos o Livro das Profissões para que possam registrar por meio de desenhos ou palavras, as profissões de seus pais, aquelas de que mais gostam e as demais, com seus objetos e ferramentas principais. Se for preciso, o professor pode atuar como escriba dos alunos.
Brincadeira - Adivinha Quem é?
Sentados em roda, motivar os alunos para a brincadeira. A professora diz: "Estou pensando em alguém que faz pão". Os alunos tentam adivinhar e dizer o nome da profissão. Quando alguém acertar, a professora deve escrever na lousa/quadro o nome da profissão, em letra de imprensa maiúscula.(O jogo continua, com o aluno seguinte, na roda.)
Sugestões - Quem é?
Apaga o fogo; vende jornal; trabalha na feira; pinta casas; conserta sapatos; cuida dos doentes; faz comida; ensina crianças, etc.
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