PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

quinta-feira, 6 de junho de 2013

ACONTECEU NA NOSSA SRM: Uso de materiais concretos como facilitador do entendimento matemático.



Vamos aqui destacar a utilização de materiais concretos para o ensino da matemática, onde eles são frisados de forma a serem um expediente facilitador do ensino dessa disciplina que  caracteriza-se ainda hoje como uma transmissão de conhecimento , onde o professor é o centro das atenções e o aluno um mero expectador. A metodologia de ensino muitas vezes não está em consonância com o aspecto social do estudante, onde ele poderia se envolver mais com as aulas.
Materiais concretos em sua diversidade, ajudam os alunos a entender vários conteúdos, no entanto, não basta abrir uma caixa cheia de pecinhas coloridas e deixar os alunos quebrarem a cabeça sozinhos.O professor deve ser mediador, problematizando e intervindo sempre que necessário para que a aprendizagem seja efetivada.
Na atividade apresentada através de imagens (acima), o aluno utilizou mucunãs para somar. Após ter os resultados, estes foram procurados num diagrama e circulados pelo aluno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário