PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares

I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva
Site: http://www.3cbei.ufba.br/

Local:
Centro de Convenções, Salvador - Bahia


Período:
30 de outubro a 1º de novembro de 2011


O III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – III CBEI terá como tema gerador: “PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES”. Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.
O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de idéias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.
Nesta terceira edição, o Congresso, enfoca questões que tem permeado as políticas públicas e a inclusão educacional: a Formação de Professores, as práticas pedagógicas e sociais que afetam a pessoa com necessidades educacionais especiais e os lugares de oferta do atendimento a essas pessoas, destacando-se a escola inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Discute as mudanças de paradigmas porque passa a Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, o que vem demandando da comunidade escolar, fomentar ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam práticas pedagógicas adequadas. em diferentes lugares/espaços educativos. Nessa nova realidade, destaca-se a importância da construção de redes criativas e flexíveis entre educação formal, representado pelo espaço escolar e as diferentes possibilidades de Atendimento Educacional, num contexto de rápidos avanços tecnológicos e de comunicação.

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