PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

ACONTECEU NA NOSSA ESCOLA: Feira Folclórica

Com a finalização dos trabalhos folclóricos, a Escola Mul. Profª Beatriz G. M. de Freitas realizou a Feira Folclórica , no dia 23 de setembro, a partir das 8h30min, na quadra da escola, como culminância do Projeto.
Alguns alunos da Sala de Recursos se fizeram presentes, para prestigiar e participar do evento.




Mais detalhes, fotos e vídeos sobre a Feira, breve, no www.aquitemeducacao.blogspot.com








Thaís, recitando trava-língua


Henrique, Ricardo, Lucas, pró Carla e Thaís





III Congresso Baiano de Educação Inclusiva: Práticas, Formação e Lugares

I Simpósio Brasileiro de Educação Inclusiva
Site: http://www.3cbei.ufba.br/

Local:
Centro de Convenções, Salvador - Bahia


Período:
30 de outubro a 1º de novembro de 2011


O III CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA – III CBEI terá como tema gerador: “PRÁTICAS, FORMAÇÃO E LUGARES”. Em virtude da ampliação de sua abrangência acadêmica e científica, incorpora, a partir deste ano de 2011, o I SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA - I SBEI. Esse evento vem atender a demanda existente entre os pesquisadores e professores das Universidades Públicas do estado da Bahia, que são as responsáveis pela sua organização e realização, a saber: UFBA, UFRB, UEFS, UNEB, UESC e UESB.
O CONGRESSO BAIANO DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA tem sido um espaço de referencia plural, aberta e multidisciplinar, no qual é debatida a heterogeneidade de idéias, conceitos, experiências e ao mesmo tempo, congrega um esforço coletivo para documentar os debates sem, contudo, ajustar-se a um discurso oficial estabelecido, e contribuir para a transformação da educação especial/ inclusão educacional e social. Pretende se manter como um espaço privilegiado de socialização do conhecimento, de troca de saberes e de perspectivas e questionamentos para novas investigações.
Nesta terceira edição, o Congresso, enfoca questões que tem permeado as políticas públicas e a inclusão educacional: a Formação de Professores, as práticas pedagógicas e sociais que afetam a pessoa com necessidades educacionais especiais e os lugares de oferta do atendimento a essas pessoas, destacando-se a escola inclusiva e o Atendimento Educacional Especializado - AEE.
Discute as mudanças de paradigmas porque passa a Educação Especial, numa perspectiva inclusiva, o que vem demandando da comunidade escolar, fomentar ações inovadoras, inter e transdisciplinares, que promovam práticas pedagógicas adequadas. em diferentes lugares/espaços educativos. Nessa nova realidade, destaca-se a importância da construção de redes criativas e flexíveis entre educação formal, representado pelo espaço escolar e as diferentes possibilidades de Atendimento Educacional, num contexto de rápidos avanços tecnológicos e de comunicação.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

FESTIVAL DE ATLETISMO E JOGOS TRADICIONAIS, NA ESCOLA BEATRIZ

No dia 21 de setembro, a partir das 8h30m, foi realizado o FESTIVAL DE ATLETISMO E JOGOS TRADICIONAIS na quadra poliesportiva da Escola Municipal Profª Beatriz Guerreiro Moreira de Freitas. O Festival foi coordenado pelo professor Salomão Cleomenes Lima Costa e por 36 alunos do 3º semestre do curso de Educação Física, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB / Campus IV.


Jogos:

Fórmula 1; Lançamento ajoelhado; Corrida com barreiras; Lançamento de dardo; Salto rã; Lançamento ao alvo; Corrida de 6 minutos.


Alguns dos alunos da Sala de Recursos estavam presentes, prestigiando o evento e participando das atividades.

NOTÍCIA: Pessoas com deficiência que recebem BPC poderão ingressar no mercado de trabalho

Alteração na Lei Orgânica de Assistência Social autoriza pessoas com deficiência a trabalhar como aprendizes, sem perder o benefício, e assegura retorno ao BPC sem passar por nova avaliação.



Pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social (BPC) poderão ingressar no mercado de trabalho sem perder o benefício, conforme prevê a Lei 12.470 (Diário Oficial da União de 1º/9/2011 página 1 e página 2). O documento legal sancionado pela presidenta Dilma Rousseff altera a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas), muda a definição conceitual de pessoa com deficiência e amplia a possibilidade de inclusão profissional desse público.
Antes, a pessoa com deficiência perdia o benefício caso tivesse atividade remunerada, inclusive como microempreendedor individual. A partir de agora, o beneficiário poderá trabalhar e ter o benefício suspenso temporariamente. Se nesse período ele não conseguir se manter no trabalho ou não adquirir o direito a outro benefício previdenciário, ele retorna ao BPC sem precisar passar pelo processo de requerimento ou de avaliação da deficiência e do grau de impedimento pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O período de suspensão não é determinado pela lei, mas o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), responsável pela gestão do BPC, proporá ao Legislativo que seja de dois anos. Embora operado pelo INSS, o BPC não é pensão vitalícia nem aposentadoria. Os beneficiários passam por revisão do INSS a cada dois anos.
Aprendiz – Outra alteração na lei permite que pessoas com deficiência contratadas na condição de aprendizes continuem recebendo o BPC junto com a remuneração salarial durante o período do contrato. "Conforme a lei trabalhista, o contrato de aprendiz se destina a quem tem entre 16 e 24 anos, está estudando e é remunerado por hora de trabalho. No caso da pessoa com deficiência, não há limitação de idade", explica Maria José de Freitas, diretora da Secretaria Nacional de Assistência Social (SNAS).
A lei também define que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimentos de longo prazo (pelo menos de dois anos) de natureza física, mental, intelectual ou sensorial. Os impedimentos podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais.
Projeto-piloto – Em parceria com a Federação Nacional das Associações para Valorização de Pessoas com Deficiência (Fenapave) e os ministérios da Educação e do Trabalho e Emprego, o MDS desenvolve projeto-piloto do BPC Trabalho em dez cidades, com o objetivo de promover a inserção de pessoas com deficiência, entre 16 e 45 anos, no mercado de trabalho.
Os municípios de São Paulo e Santo André, no interior paulista, executam o projeto desde o ano passado. Na quinta-feira (1º), a secretária nacional de Assistência Social, Denise Colin, assinou a ampliação do projeto para mais seis capitais: João Pessoa (Paraíba), Porto Alegre (Rio Grande do Sul), Recife (Pernambuco), Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Teresina (Piauí) e Fortaleza (Ceará). Outras duas metrópoles estão em processo de formalização.
O BPC Trabalho prevê visitas domiciliares, diagnóstico social e encaminhamento aos serviços da assistência social. Com apoio das entidades socioassistenciais, os beneficiários são avaliados quanto ao potencial de trabalho e suas demandas, identificadas para inserção profissional.


Fonte:Informativo SUAS nº 37 / 15 a 30 de setembro de 2011

terça-feira, 20 de setembro de 2011

21 de setembro : Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.




Nesta quarta-feira, 21, é comemorado o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência.
Instituída pelo movimento social em 1982, a data foi escolhida pela proximidade com a Primavera e o Dia da Árvore, numa representação do nascimento das reivindicações de cidadania e participação plena em igualdade de condições.
Esta data é comemorada e lembrada todos os anos desde então em todos os estados; serve de momento para refletir e buscar novos caminhos em nossas lutas, e também como forma de divulgar nossas lutas por inclusão social.


Lei Nº 11.133, DE 14 DE JULHO DE 2005
Institui o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência.
O VICE–PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no exercício do cargo de
PRESIDENTE DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional
decreta e eu sanciono a seguinte Lei:
Art. 1o É instituído o Dia Nacional de Luta da Pessoa Portadora de Deficiência,
que será celebrado no dia 21 de setembro.
Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.


Brasília, 14 de julho de 2005; 184o da Independência e 117o da República.
JOSÉ ALENCAR GOMES DA SILVA
Erenice Guerra

Fonte: CEDIPOD

Neste dia, vale à pena refletir e verificar se realmente as leis criadas estão sendo cumpridas. Muitas conquistas já foram obtidas, mas muitas ainda precisam ser conquistadas e tantas outras respeitadas.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MÚSICA: Mesmo Assim Te Louvarei

Mesmo Assim Te Louvarei
(Lázaro)




"Irmãos, Deus erra? Então por que nascem pessoas com certas dificuldades?
Eu creio que é para que o nome do Senhor seja glorificado na vida delas."

Ninguém fez uma festa quando eu nasci
Mas quem daria uma festa por nascer alguém assim?
O tempo todo eu luto pra me adaptar
Ai, meu Deus te louvarei, eu louvarei

Tentaram me parar porque nasci assim
Existem algumas coisas tão dificéis para mim
Mas o que me dói é ver meu irmão a se queixar
Mesmo assim, te louvarei, eu louvarei

Eu te louvarei, sempre louvarei
Eu te louvarei, Senhor
Sempre louvarei

Pra sempre eu louvarei

Oh, oh
Pra sempre eu louvarei Senhor (Eu te louvarei)
Pra sempre bendirei Senhor (Eu te bendirei)
Pra sempre exaltarei Senhor (Eu te exaltarei)