PROPOSTA DO BLOG :

Sendo a Educação Inclusiva um processo que amplia a participação de todos os estudantes nos estabelecimentos de ensino regular, este blog se propõe a fazer uso da ferramenta internet como meio de abordagem humanística e democrática, que percebe o sujeito e suas singularidades. Será um instrumento de buscas, uma revista digital de novas descobertas, um arquivo de sugestões, de dicas e portanto um diário de bordo de um caminho a ser trilhado rumo à inclusão escolar. SEJAM TODOS BEM VINDOS!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Descobrindo-me... (25/08/10)

Por Carla Cinara Luz

Não é de hoje que percebo claramente minha missão pessoal e que me realizo como educadora. O brilho nos olhos das pessoas ( principalmente das crianças) ao momento que descortinam o mundo, sempre me fascinou!

Entretanto, a educação formal não me excita! Não é nela que me encaixo ou me identifico embora seja nela que eu esteja inserida no momento. Em meio à minha atual experiência profissional,tenho tido a oportunidade de ter contato direto com alunos especiais e este universo começa a me encantar...
A Educação Especial é organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Em meu caso, a escola não se dedica apenas a um tipo de necessidade,mas a vários, inclusive dentro do ensino regular, em contato com crianças ditas não-deficientes. O ensino especial tem sido alvo de críticas,pois embora promova o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças, não conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
Educação é uma relação amorosa! É preciso apaixonar-se no ato. Estou me apaixonando... Vejo como fantástica a possibilidade de ainda reunir ensino e afetividade! Tenho certeza que não à toa denominaram como ESPECIAL cada ser que nasce com o cromossomo do amor triplicado!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário