Por Carla Cinara Luz
Não é de hoje que percebo claramente minha missão pessoal e que me realizo como educadora. O brilho nos olhos das pessoas ( principalmente das crianças) ao momento que descortinam o mundo, sempre me fascinou!
Entretanto, a educação formal não me excita! Não é nela que me encaixo ou me identifico embora seja nela que eu esteja inserida no momento. Em meio à minha atual experiência profissional,tenho tido a oportunidade de ter contato direto com alunos especiais e este universo começa a me encantar...
A Educação Especial é organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Em meu caso, a escola não se dedica apenas a um tipo de necessidade,mas a vários, inclusive dentro do ensino regular, em contato com crianças ditas não-deficientes. O ensino especial tem sido alvo de críticas,pois embora promova o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças, não conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
Educação é uma relação amorosa! É preciso apaixonar-se no ato. Estou me apaixonando... Vejo como fantástica a possibilidade de ainda reunir ensino e afetividade! Tenho certeza que não à toa denominaram como ESPECIAL cada ser que nasce com o cromossomo do amor triplicado!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário